Cinco PMs são afastados por envolvimento na gravação de youtuber norte-americano em operação policial em favelas de SP (2024)

Os agentes da PM irão cumprir serviços administrativos enquanto durar a investigação interna da corporação que apura se eles cometeram alguma irregularidade após o influencer divulgar um documentário com as imagens do trabalho policial nas suas redes sociais. Os PMs poderão ser punidos administrativamente.

Entre os PMs afastados estão um capitão que autorizou a filmagem e não aparece no documentário e outros quatro agentes que aparecem nas imagens. Desse quatro policiais, um deles é um sargento que chegou a dizer em inglês no documentário do youtuber que as mortes de criminosos são comemoradas "com charutos e cerveja".

"Quando matamos um bandido, nós celebramos com charutos e cerveja. [Com o batalhão? , pergunta o youtuber] Não, só o pelotão. Como dissemos antes, o pelotão é como uma família", fala o sargento De Oliveira na filmagem.

A informação a respeito do documentário do youtuber sobre a PM foi revelada nesta terça-feira (25) pela Folha de S.Paulo e confirmada depois pelo g1. A reportagem apurou que o influenciador fez o pedido para gravar com a PM, por e-mail, no começo de abril. As gravações ocorreram no dia 21 do mesmo mês.

A decisão pelo afastamento dos agentes da PM partiu da corporação e do governo do Estado de São Paulo, segundo fontes da reportagem. A medida ocorre após a repercussão nas redes sociais e na imprensa do documentário feito por Gen, no qual mostra a rotina de trabalho dos policiais militares. As imagens foram veiculadas na página que o americano tem no Youtube.

As imagens divulgadas nas páginas de Gen nas redes sociais mostram o influenciador acompanhando uma operação da PM dentro de uma viatura, usando colete da corporação, e fazendo incursões com os agentes em comunidades da periferia de São Paulo. O americano chega a manusear uma arma da Polícia Militar. São cerca de 40 minutos de filmagem feitas por outro homem da equipe do youtuber.

Cinco PMs são afastados por envolvimento na gravação de youtuber norte-americano em operação policial em favelas de SP (1)

Youtuber americano participa de ação da PM em SP e divulga vídeos nas redes sociais

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) considerou que, apesar de a Polícia Militar ter autorizado a gravação, o comando da corporação não havia tido conhecimento do documentário. Por esse motivo, a gravação foi considerada irregular.

A Polícia Militar não proíbe equipes de reportagem de filmarem operações, mas exige que uma série de recomendações sejam cumpridas. Entre elas, estão definir com detalhes como as gravações serão feitas, quais veículos serão utilizados e onde elas ocorrerão.

Nesta terça, a SSP informou, por meio de nota divulgada à imprensa, que apura a conduta dos policiais militares envolvidos no caso. Segundo a pasta, a frase dita pelo sargento no vídeo "não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado".

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública "toda a dinâmica mostrada nas imagens, envolvendo um civil em práticas exclusivamente militares, não é permitida e fará parte das investigações".

A SSP reforçou que solicitou esclarecimentos à Polícia Militar logo após ter acesso aos vídeos e que foi instaurada uma "sindicância para apurar todas as circunstâncias e adotar as providências necessárias."

"As polícias paulistas são instruídas e continuamente capacitadas para agirem dentro da lei. Excessos e desvios não são tolerados e todos os casos são punidos com rigor. Além disso, a dinâmica do vídeo não é permitida de acordo com as regras internas da Corporação", continua o comunicado da pasta da Segurança.

Sargento De Oliveira diz ao influenciador que pelotão celebra morte de criminosos com 'charutos e cerveja'. — Foto: Reprodução/YouTube

A reportagem não conseguiu localizar Gen para comentar o assunto. No seu documentário, o youtuber descreve a forma como os policiais atuam nas periferias da cidade:

“Nós não achamos nada suspeito nas casas em que reviramos, mas isso não os parou [os policiais] de revistar as pessoas. Acho que muitas pessoas nos EUA chamariam isso de ‘profiling’ [busca por pessoas com suposto histórico criminal - metodologia apontada por especialistas como racista e discriminatória], mas nesse caso parece um recurso que eles precisam utilizar, especialmente em um ambiente tão imprevisível, não apenas pela segurança deles, mas para achar mais pistas sobre membros do tráfico. Como veremos adiante, eles foram certeiros no ‘profiling’ deles."

Gen também gravou parte do trabalho da Polícia Civil e da Polícia Técnico-Científica. Ele exibiu trechos dos documentários que pretende disponibilizar sobre essas outras duas instituições. A reportagem apurou que a Secretaria da Segurança Pública autorizou o youtuber a gravar com elas.

Numa das cenas, o youtuber borra a imagem de um boneco e de um carro estacionado em frente a um poste. Os objetos tinham sido colocados pela perícia para simular um acidente com vítima.

"A Secretaria da Segurança Pública esclarece que não houve acompanhamento das atividades diárias de policiamento na Polícia Civil e na Superintendência da Polícia Técnico-Científica pela equipe do canal do Youtube. Os policiais foram autorizados e concederam entrevistas ao programa, assim como regularmente fazem a outras produções nacionais e internacionais. No caso específico da SPTC, foi realizada uma simulação de acidente de trânsito com um manequim para demonstrar as técnicas e tecnologias empregadas no trabalho pericial", informa nota divulgada pela SSP.

Boneco e carro estacionado em frente a poste simulam acidente com vítima (à esquerda). Objeto e veículo usados pela perícia foram filmados pelo youtuber com imagens borradas quando foram editadas e divulgadas por ele em suas redes sociais. — Foto: Reprodução

Procurado para comentar o assunto, o ouvidor da Polícia, Claudio Silva, afirmou ao g1 que irá pedir também que a Corregedoria da Polícia Civil apure se ocorreram irregularidades nas gravações feitas com a Polícia Civil e com a Polícia Técnico-Científica.

"Estamos acionando também o Ministério Público [MP] para ver se não é o caso de ação judicial de improbidade administrativa. A Ouvidoria da Polícia está acompanhando, pois, as irregularidades são absurdas", falou Claudio à reportagem. "Comemorar a morte de alguém não é correto."

Ariadne Natal, especialista em Letalidade policial, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora de pós-doutorado do Peace Research Institute Frankfurt, na Alemanha, aponta que a abordagem é sensacionalista e preconceituosa.

"As comunidades patrulhadas são apresentadas como locais onde “as piores atrocidades acontecem” e onde todos são potenciais criminosos. Moradores são mostrados sem autorização, sendo até ridicularizados em um momento. Diversas ações inadequadas da polícia são capturadas, como abrir portas, entrar em barracos sem autorização e apontar armas para pessoas, inclusive crianças, que são mostradas em vídeo, contrariando o Estatuto da Criança e do Adolescente", disse em entrevista à GloboNews.

Cinco PMs são afastados por envolvimento na gravação de youtuber norte-americano em operação policial em favelas de SP (2)

Polícia investiga participação de youtuber americano em operação da PM; SSP diz que prática não é permitida

YouTuber participa de operação da PM em SP — Foto: Reprodução/YouTube

Influencer norte-americano manuseando arma da PM-SP. Ele borrou a imagem na edição — Foto: Reprodução

Youtuber posa ao lado de policial civil durante documentário em que passou 24 horas com a polícia — Foto: Reprodução/YouTube

Cinco PMs são afastados por envolvimento na gravação de youtuber norte-americano em operação policial em favelas de SP (2024)

FAQs

Como surgiu a polícia Militar do Estado de São Paulo? ›

O ato da criação pode ser reconhecido pela reunião do conselho da Província de São Paulo presidida pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, realizada em 15 de dezembro de 1831. O efetivo inicial era composto por 100 homens a pé e 30 a cavalo.

Qual a origem da polícia no Brasil? ›

Origem da Polícia no Brasil

João III resolveu adotar um sistema de capitanias hereditárias, outorgando uma carta régia a Martim Afonso de Souza para estabelecer a administração, promover a justiça e organizar o serviço de ordem pública, como melhor entendesse, em todas as terras que ele conquistasse.

Como funciona a polícia no Brasil? ›

Cada Polícia Militar é comandada, em cada Estado, por um oficial superior do posto de coronel, chamado de comandante-geral. Polícias civis: presentes em todos os Estados da federação, são chefiadas por delegados-gerais, que comandam por sua vez os delegados de polícia locais, responsáveis por cada distrito policial.

Qual é a polícia mais forte do Brasil? ›

O BOPE é a força especial considerada a mais forte do Brasil, sendo reconhecida e temida por muitos. Esta polícia atua principalmente no Rio de Janeiro e tem como objetivo principal lutar contra o terrorismo, contra o tráfico e contra o crime organizado nas favelas cariocas.

Qual é a maior polícia do mundo? ›

Criada em 26 de julho de 1908 pelo promotor público Charles Joseph Bonaparte, o FBI é considerado a maior agência policial do mundo, contando com trinta mil funcionários e atuando em sessenta países.

Qual é a Polícia Militar mais antiga do Brasil? ›

A corporação mais antiga é a do Rio de Janeiro, a “Guarda Real de Polícia” criada em 13 de Maio de 1809 por Dom João 6º, Rei de Portugal, que na época tinha transferido sua corte de Lisboa para o Rio, por causa das guerras na Europa, lideradas por Napoleão.

Quem fundou a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro? ›

Em 13 de maio de 1809, dia do aniversário do príncipe regente, D. João VI cria a Divisão Militar da Guarda Real da Polícia da Corte. Essa Corporação foi autorizada a possuir 218 guardas e era composta por um estado-maior, 3 companhias de infantaria e um esquadrão de cavalaria.

Quantos tipos de Polícia tem no Brasil? ›

Ao todo, existem 1.623 agências de segurança pública no País, sendo 86 Polícias Federais, Penais, Civis e Militares, 25 Corpos de Bombeiros, 17 Perícias Técnicas e 1.495 Guardas Municipais. Ao todo, elas empregam 786 mil profissionais no País.

Qual a polícia que mais paga no Brasil? ›

1º - Goiás

O Estado que melhor remunera os polícias militares é Goiás, com um salário médio de R$ 13.326,36.

Quanto custa o salário de um policial no Brasil? ›

A média salarial do cargo de Policial (Brasil) é de R$ 8.904 por mês. A remuneração variável do cargo de Policial nessa localização (Brasil) é de R$ 3.754, variando entre R$ 835 e R$ 8.925.

Qual a polícia que tem mais autoridade no Brasil? ›

Força Nacional de Segurança Pública.

Qual a função da Polícia Militar do Estado de São Paulo? ›

Objetivo Estratégico nº 6: Coordenar o Sistema Estadual de Emergências, ampliando e aprimorando a prevenção, proteção e pronta resposta às emergências típicas de bombeiro e defesa civil.

O que significa a primeira estrela do Brasão da Polícia Militar do Estado de São Paulo? ›

🤩 A primeira estrela do Brasão da Polícia Militar do Estado de São Paulo se refere à Revolução Constitucionalista de 1932, que ocorreu em São Paulo e foi um marco importante na história do estado e do país.

Qual é o lema da Polícia Militar do Estado de São Paulo? ›

O lema “Lealdade e Constância” surgiu com a criação do brasão da Força Pública. Com o passar do tempo o Brasão da Força Pública/Polícia Militar foi modificado, no entanto o lema permanece o mesmo até os dias atuais, devido ao seu significado e representatividade.

Top Articles
Which is the Fastest Hoverboard? - Electric Wheelers
Complaint Filed - Docketed On: 04/24/2024 April 24, 2024
James Earl Jones: George Lucas and Mark Hamill lead tributes to actor
Karl Torp Height
Nerdwallet Chase
Milkhater05 Of
Royal Bazaar Farmers Market Tuckernuck Drive Richmond Va
Harry Potter Magic Awakened best cards tier list – July 2023
Tinyzonehd
Utah State Park Camping Reservations
Elgin Il Building Department
Island Cremations And Funeral Home
Sinai Web Scheduler
National Weather Denver Co
Craigslist Indpls Free
8042872020
Cox Teacher Discount
Are Crazyjamjam Leaks Real or Fake?
What Happened To Zion Judah Satterfield
Dash Ag Grid
Brooklyn Pizzeria Gulfport Menu
Runnings Milwaukee Tool Sale
Eurail Pass Review: Is It Worth the Price?
Yonkers Garbage Schedule 2023
Free Time Events/Kokichi Oma
Gw2 Blue Prophet Shard
Monroe County Incidents
Freehold Township Patch
Circuit Court Peoria Il
Courtney Callaway Matthew Boynton
18443168434
Walmart Car Service Near Me
Claudia Capertoni Only Fans
Honeywell V8043E1012 Wiring Diagram
Stony Brook Citrix Login
Osceola County Addresses Growth with Updated Mobility Fees
Brooklyn Park City Hall
My Perspectives Grade 10 Volume 1 Answer Key Pdf
10,000 Best Free Coloring Pages For Kids & Adults
Son Blackmailing Mother
Ticketmaster La Dodgers
Tses Orts.com
Clea-Lacy Juhn: Schwerer Schicksalsschlag kurz nach Zwillingsgeburt
June 21 2019 Algebra 2 Regents Answers
David Knowles, journalist who helped make the Telegraph podcast Ukraine: The Latest a runaway success
Subway Surfers Unblocked Games World
Gary Zerola Net Worth
When His Eyes Opened Chapter 191
Espn Ppr Fantasy Football Rankings
Dark Pictures Wiki
Konami announces TGS 2024 lineup, schedule
Latest Posts
Article information

Author: Duncan Muller

Last Updated:

Views: 6300

Rating: 4.9 / 5 (79 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Duncan Muller

Birthday: 1997-01-13

Address: Apt. 505 914 Phillip Crossroad, O'Konborough, NV 62411

Phone: +8555305800947

Job: Construction Agent

Hobby: Shopping, Table tennis, Snowboarding, Rafting, Motor sports, Homebrewing, Taxidermy

Introduction: My name is Duncan Muller, I am a enchanting, good, gentle, modern, tasty, nice, elegant person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.